O técnico de segurança do trabalho visitou sua empresa, coletou diversas informações e entregou os laudos necessários. Entre eles, veio a orientação de que você precisa executar um plano de ação. Mas, espere aí, você sabe o que é isso?
Caso você tenha dúvidas sobre o assunto, fique calmo(a), vamos te ajudar a entender. De modo geral, o Plano de Ação da NR-01 é uma ferramenta que ajuda as empresas a organizarem e colocarem em prática medidas para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tema!
Plano de ação da NR-01
De acordo com NR-01 os documentos mínimos obrigatórios para uma empresa estar regulamentada com as normas vigentes do Ministério do Trabalho são o Inventário de Riscos Ocupacionais e o Plano de Ação.
Esse plano faz parte do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), dois processos que ajudam a identificar os perigos no ambiente de trabalho. O objetivo dele é planejar e priorizar as ações necessárias para eliminar, reduzir ou controlar os riscos encontrados, tornando o local de trabalho mais seguro para todos.
Por exemplo, imagine uma metalúrgica onde o ruído é muito alto e pode causar perda auditiva. O plano de ação poderia incluir a instalação de barreiras acústicas, fornecer protetores auriculares, fazer manutenção nas máquinas, treinar os trabalhadores para usar os EPIs, etc. Com essas medidas organizadas o ambiente se tornaria mais seguro e dentro das regras. Esse é apenas um de inúmeros exemplos de como ele é importante para gerenciar riscos encontrados.
Quais empresas precisam do plano de ação?
Segundo a NR-01, o Plano de Ação é um dos instrumentos obrigatórios dentro do contexto do PGR, que deve ser elaborado para todas as empresas, exceto aquelas desobrigadas pelas normas. Ele é fundamental para a gestão contínua de riscos e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Objetivo do plano de ação
O plano de ação é utilizado para:
- Planejar a implementação de medidas de prevenção em resposta aos riscos identificados.
- Priorizar ações, considerando a gravidade, a urgência e a viabilidade de cada medida.
- Garantir conformidade com a legislação vigente, prevenindo acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Por que você deve fazer o plano de ação?
Dentre os principais motivos para você realizar o seu plano, destacamos alguns pontos importantes.
- Evitar multas e problemas legais: Prevenir sanções e ações judiciais por não cumprir as normas de segurança e legislações da previdência social.
- Assegurar conformidade com as normas de segurança: Cumprir a legislação trabalhista e regulamentações de segurança.
- Garantir a segurança e saúde dos trabalhadores: Proteger a integridade física e mental dos colaboradores.
- Reduzir acidentes e doenças ocupacionais: Minimizar riscos que possam afetar a saúde dos empregados.
- Reduzir o absenteísmo: ao promover um ambiente de trabalho seguro você aumenta a produtividade da sua equipe.
O plano de ação é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro, prevenir acidentes e doenças, e cumprir as normas de segurança. Ele protege a saúde dos colaboradores, evita problemas legais e melhora a produtividade. E você, já colocou em prática o seu plano de ação?
Caso você tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a PCM Ocupacional pelos canais:
☎️ Telefone: (11) 4427-4646
📞 WhatsApp (11) 94566-3079